Autoliderança: o que é e como desenvolvê-la?

23 ago 2022

Postado por PAES Digital

Antes de entender o que é autoliderança, é preciso refletir sobre você. Refletir sobre suas habilidades, competências, conhecimento e principalmente sobre onde você quer chegar em sua carreira profissional.

Este exercício de saber quem você é, trabalha as suas emoções e estimula a sua inteligência emocional. A partir daí, você irá compreender os seus limites profissionais.

Por isso, vamos começar este artigo com uma frase do texto Managing Oneself, publicado em 1999.

“Vivemos em uma era de oportunidades sem precedentes: se você tem ambição, garra e inteligência, consegue chegar ao topo da profissão que escolher – não importa onde começou. Mas, com a oportunidade vem a responsabilidade.”

Esta frase foi escrita por Peter Drucker, considerado um dos fundadores da administração moderna. Neste texto, publicado pela Harvard Business Review, Drucker falava sobre autoliderança.

Este é um post para entender sobre o que é autoliderança e como esta habilidade influencia positivamente a gestão de uma empresa.

O que é autoliderança?

Trata-se de liderar a si mesmo. É a capacidade de ir mais longe, de fazer e enxergar algo novo, de enfrentar desafios e de achar uma oportunidade onde há um problema.

Contudo, para chegar à autoliderança, o profissional precisa desenvolver outras habilidades como autoconhecimento, automotivação, autocontrole e autoconsciência.

A autoliderança tem como resultado a criação de um líder exemplo para uma equipe. Um líder que incentiva e trabalha junto com o seu time,  para que todos tenham a mesma iniciativa que ele. Em outras palavras, um time que trabalha junto com o seu líder será mais proativo e engajado na superação de metas e no seu autodesenvolvimento.

Qual a importância da autoliderança?

Fazendo um metáfora, autoliderança é igual ao destino, cada um tem e faz o seu. Ok, agora você vai se perguntar: mas o que isso quer dizer? 

A autoliderança faz com que cada indivíduo seja dono da sua própria jornada, pois ele sabe onde deseja chegar na carreira. O destino é a mesma coisa, ele faz com que cada pessoa seja dona de sua própria história e onde chegar com ela.

Um profissional autolíder trabalhou seu autoconhecimento e o seu autocontrole, sabe lidar com momentos de tensão, frustração e dificuldades. Este indivíduo sabe que não existe uma forma mágica de sucesso, mas que precisa de calma, controle e foco nos resultados.

É neste ponto que as empresas se beneficiam, pois contam com estes profissionais para engajar as equipes e para ter sucesso nos resultados de seus projetos. 

Como desenvolver autoliderança na sua empresa?

Se liderar pessoas já é um grande desafio para aquele que se propõe a fazer a gestão de uma equipe, imagine para quem se propõe a liderar a si mesmo. Parece moleza, mas garantimos que não é.

Contudo, existem cinco tópicos que contribuem para o desenvolvimento da autoliderança. Chegou o momento de aprender e colocar em prática alguns ensinamentos. Siga com a leitura e no final dela inicie seu projeto de autoliderança.

1 – Autoconhecimento

Como já falamos anteriormente, autoliderança está diretamente ligada ao autoconhecimento. Isso porque você precisa conhecer suas forças, fraquezas, princípios, valores e objetivos.

Estes entendimentos precisam estar claros para você, pois desta forma conseguirá superar obstáculos que atrapalham sua evolução e lhe impedem de ter o domínio de sua carreira.

2 – Autodeterminação

Para desenvolver a autoliderança, você precisa ter confiança e determinação. Pois estas qualidades irão lhe proporcionar resiliência e competência para superar os desafios que surgirem.

Uma pessoa determinada nos seus objetivos será influente no ambiente de trabalho.

3 – Esteja disposto a aprender

Para qualquer coisa na vida, você precisa estar em constante evolução, superando limitações, adquirindo competências e experiências e aperfeiçoando habilidades. Esteja sempre aberto a aprender, pois este processo irá lhe exigir mudanças, trazendo consigo desafios a serem cumpridos; portanto, é fundamental ter a cabeça aberta.

4 – Responsabilidade

Fixe isto na sua cabeça: responsabilidade é o principal pilar da autoliderança. Ser responsável e estar comprometido com seus princípios e valores: são estes elementos que lhe motivam a seguir seus objetivos.

Sem responsabilidade você não toma decisões, sem responsabilidade você não é autoconfiante. Outro ponto: ser responsável traz credibilidade.

5 – Disciplina 

Por último, mas não menos importante, ter disciplina é essencial neste processo. Disciplina garante que você tenha foco nas suas metas e consiga alcançá-las com mais facilidade.

Você precisa de disciplina para manter-se constante e transformar o seu objetivo em realidade.

Com isso, concluímos que autoliderança se constrói ao longo da vida. Dela, empresas descobrem grandes e bons líderes, e você descobre que uma pessoa é mais capaz do que imagina.

Autoliderança é um olhar para si mesmo, sobre tudo o que você fez e faz. Sobre suas características, virtudes, vontades e valores.

Conheça a Sqed e o que ela pode fazer por sua empresa

Preencha seus dados e clique em ENVIAR para solicitar uma apresentação