Como formar a cultura organizacional com as pessoas trabalhando de forma híbrida?

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A pandemia chegou acelerando processos e criando algumas dúvidas sobre como manter comportamentos e relações corporativas com o trabalho a distância.

O trabalho híbrido, por exemplo, é um dos modelos que, ao que tudo indica, veio para ficar.

Em um levantamento publicado pela Robert Half, consta que 86% dos brasileiros têm vontade de trabalhar remotamente com mais frequência do que antes da pandemia.

Esta modalidade revelou pontos positivos e negativos.

Nas grandes cidades, as pessoas puderam economizar tempo e recursos com deslocamentos. Poder contar com recursos tecnológicos também agilizou processos internos.

Por outro lado, muitos colaboradores passaram a trabalhar mais horas estando em casa. Além disso, o convívio social menos frequente é outra questão que provoca discussões.

Na época da pandemia, as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a este modelo de trabalho. Mas, hoje, é possível pensar com mais calma e aprender a enfrentar os desafios e exigências dessa nova configuração para o ambiente de trabalho.

Um dos mais importantes desafios é como preservar a cultura organizacional, quando parte das equipes atua remotamente e outra parcela de colaboradores encontra-se no escritório.

É sobre isto que falamos no texto de hoje. Continue a leitura para entender.

Então como preservar a cultura organizacional trabalhando com times híbridos?

A cultura corporativa está na forma com que as pessoas interagem na rotina de trabalho, e isso muda de uma organização para outra. 

Por isso, é preciso criar pontos de contato com os colaboradores. Veja algumas sugestões para aplicar na sua empresa, a seguir.

Comunicação top to down dos valores e objetivos da empresa

As organizações que buscam adotar uma cultura híbrida de local de trabalho precisam encontrar formas para imitar os seguintes processos:

  • Interações orgânicas entre funcionários
  • Processos, regras e expectativas implementadas pela gestão
  • Feedbacks sobre o que está funcionando e o que não está
  • Criação de canais de suporte para funcionários, quando necessário
  • Oferecer oportunidades para as equipes socializarem fora do trabalho

Como fazer isto é o que vamos explicar a seguir.

Converse sobre cultura no topo

Não se esquive do problema. A cultura vai mudar e deixar de existir de forma diferente ao que acontecia, por isso é preciso atenção da liderança.

Uma boa opção é criar uma equipe de cultura, composta por líderes e funcionários de toda a organização. Assim é possível saber se a cultura foi ou será impactada pela mudança e o que pode ser feito para facilitar uma transição mais suave.

Faça da experiência do funcionário o seu foco

Muito da cultura está na experiência do funcionário.

Ela pode ser formada com base em fatores orgânicos, como interações com colegas, fornecedores e clientes; e fatores sistêmicos, como integração, desenvolvimento profissional, comunicação, entre outros.

No trabalho híbrido, os colaboradores vivenciam sua empresa de várias maneiras diferentes. Aqui, é importante criar uma abordagem sistemática que nutra os funcionários e crie experiências significativas no trabalho.

Delimite as responsabilidades e os resultados

Com a possibilidade de flexibilizar o local de trabalho, lidar com a responsabilidade que cada um tem com os resultados é ainda mais importante.

Por conta disso, os líderes devem comunicar claramente os resultados exigidos aos funcionários e responsabilizá-los pela entrega. Esta é uma forma de garantir que todos saibam qual é sua função e como isso afeta o progresso da empresa.

Facilite a comunicação, com a tecnologia certa

Como falamos, a comunicação está no centro da construção da cultura. Com o trabalho híbrido, a forma tradicional foi substituída por uma combinação de colaboração pessoal e virtual.

Por isso, é fundamental que qualquer organização adote um canal de comunicação eficaz.

A Sqed é uma forma de fazer isto. Nossa plataforma permite centralizar toda a comunicação interna da empresa em um só local e engajar toda a equipe.

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