A pandemia chegou acelerando processos e criando algumas dúvidas sobre como manter comportamentos e relações corporativas com o trabalho a distância.
O trabalho híbrido, por exemplo, é um dos modelos que, ao que tudo indica, veio para ficar.
Em um levantamento publicado pela Robert Half, consta que 86% dos brasileiros têm vontade de trabalhar remotamente com mais frequência do que antes da pandemia.
Esta modalidade revelou pontos positivos e negativos.
Nas grandes cidades, as pessoas puderam economizar tempo e recursos com deslocamentos. Poder contar com recursos tecnológicos também agilizou processos internos.
Por outro lado, muitos colaboradores passaram a trabalhar mais horas estando em casa. Além disso, o convívio social menos frequente é outra questão que provoca discussões.
Na época da pandemia, as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a este modelo de trabalho. Mas, hoje, é possível pensar com mais calma e aprender a enfrentar os desafios e exigências dessa nova configuração para o ambiente de trabalho.
Um dos mais importantes desafios é como preservar a cultura organizacional, quando parte das equipes atua remotamente e outra parcela de colaboradores encontra-se no escritório.
É sobre isto que falamos no texto de hoje. Continue a leitura para entender.
Então como preservar a cultura organizacional trabalhando com times híbridos?
A cultura corporativa está na forma com que as pessoas interagem na rotina de trabalho, e isso muda de uma organização para outra.
Por isso, é preciso criar pontos de contato com os colaboradores. Veja algumas sugestões para aplicar na sua empresa, a seguir.
Comunicação top to down dos valores e objetivos da empresa
As organizações que buscam adotar uma cultura híbrida de local de trabalho precisam encontrar formas para imitar os seguintes processos:
- Interações orgânicas entre funcionários
- Processos, regras e expectativas implementadas pela gestão
- Feedbacks sobre o que está funcionando e o que não está
- Criação de canais de suporte para funcionários, quando necessário
- Oferecer oportunidades para as equipes socializarem fora do trabalho
Como fazer isto é o que vamos explicar a seguir.
Converse sobre cultura no topo
Não se esquive do problema. A cultura vai mudar e deixar de existir de forma diferente ao que acontecia, por isso é preciso atenção da liderança.
Uma boa opção é criar uma equipe de cultura, composta por líderes e funcionários de toda a organização. Assim é possível saber se a cultura foi ou será impactada pela mudança e o que pode ser feito para facilitar uma transição mais suave.
Faça da experiência do funcionário o seu foco
Muito da cultura está na experiência do funcionário.
Ela pode ser formada com base em fatores orgânicos, como interações com colegas, fornecedores e clientes; e fatores sistêmicos, como integração, desenvolvimento profissional, comunicação, entre outros.
No trabalho híbrido, os colaboradores vivenciam sua empresa de várias maneiras diferentes. Aqui, é importante criar uma abordagem sistemática que nutra os funcionários e crie experiências significativas no trabalho.
Delimite as responsabilidades e os resultados
Com a possibilidade de flexibilizar o local de trabalho, lidar com a responsabilidade que cada um tem com os resultados é ainda mais importante.
Por conta disso, os líderes devem comunicar claramente os resultados exigidos aos funcionários e responsabilizá-los pela entrega. Esta é uma forma de garantir que todos saibam qual é sua função e como isso afeta o progresso da empresa.
Facilite a comunicação, com a tecnologia certa
Como falamos, a comunicação está no centro da construção da cultura. Com o trabalho híbrido, a forma tradicional foi substituída por uma combinação de colaboração pessoal e virtual.
Por isso, é fundamental que qualquer organização adote um canal de comunicação eficaz.
A Sqed é uma forma de fazer isto. Nossa plataforma permite centralizar toda a comunicação interna da empresa em um só local e engajar toda a equipe.