Principais diferenças entre Hard Skills e Soft Skills
8 ago 2022Postado por PAES Digital
Se você é da área de recursos humanos, muito provavelmente já está familiarizado com os termos hard skills e soft skills. Ambos são utilizados para descobrir as aptidões dos profissionais. Ao utilizá-los, o recrutador consegue avaliar de forma assertiva um colaborador.
Mas, também, você pode ser uma pessoa que nunca ouviu falar nestes dois termos. Contudo, tem interesse em saber sobre o assunto e aprender mais sobre o setor de gestão de recursos humanos.
Por isso, para nos aprofundarmos no assunto, preparamos este artigo explicando um pouco mais sobre cada um dos termos e quais são as suas diferenças. Siga a leitura e os conheça.
Hard Skills e Soft Skills: o que são?
Entender estas expressões é fundamental para qualificar um candidato à vaga ou até mesmo para medir a importância de um colaborador. Para começar, vamos entender o significado literal dos dois termos.
“Skills”, ao ser traduzido do inglês, significa “habilidades”. Desta forma, entende-se que os termos falam sobre as aptidões de um candidato. Contudo, é impossível definir uma tradução literal para eles; por exemplo, ao usar o Google Tradutor, “Hard Skills” são “Habilidades Difíceis”, e “Soft Skills” são “Habilidades Interpessoais”.
A tradução dos termos ainda é um tanto confusa; por isso, vamos explicá-los a seguir.
Hard Skills
Esta, por um longo período, foi a principal análise de um profissional. Tratam-se das habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma maneira. E, de certa maneira, são facilmente identificadas através da apresentação de um diploma ou pelo conhecimento de alguma língua estrangeira.
Com isso, conclui-se que as Hard Skills são as habilidades que podem ser facilmente aprendidas e também ensinadas. De forma simples, são os conhecimentos técnicos de um profissional. Confira alguns exemplos a seguir.
- Conhecimento em uma língua estrangeira
- Graduação
- Cursos técnicos
- Mestrados e doutorados
- Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas
- Habilidades ligadas à informática
Estas informações constam, geralmente, no currículo de qualquer candidato. De certa forma, elas se tornam mais relevantes dependendo das necessidades da empresa e do cargo que será exercido pelo profissional.
As Hard Skills são habilidades técnicas. Certamente, são mais fáceis de serem analisadas. Entretanto, no novo mercado de trabalho, as Soft Skills recebem uma grande importância no processo seletivo, às vezes até maior que as Hard Skills. E o porquê, você irá entender agora.
Soft Skills
Esta, ao contrário do termo anterior, é mais complicada de quantificar e reconhecer. Tratam-se de habilidades sociocomportamentais que, por sua vez, estão ligadas às aptidões mentais do candidato e à capacidade de lidar positivamente, ou negativamente, com as emoções.
Afirmamos que elas são difíceis de identificar, pois não envolvem um curso ou um certificado. Mas, abrangem as experiências psicossociais de uma pessoa, fazendo com que essas habilidades sejam mais complicadas de ensinar ou mensurar.
Este tipo de avaliação vem crescendo, pois de nada adianta um profissional tecnicamente capacitado, mas que tem dificuldades em lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo. Veja alguns exemplos de Soft Skills.
- Comunicação interpessoal
- Capacidade de persuasão
- Proatividade
- Resolução de conflitos
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Senso de liderança
- Capacidade analítica
Geralmente, devido à dificuldade de análise em primeiro contato, estas habilidades não costumam ser citadas em currículos, ou serem exigidas por recrutadores. Por isso, muitas empresas atualmente realizam dinâmicas em grupo para avaliar e observar as Soft Skills de cada candidato.
Qual a diferença entre elas?
Agora que você conheceu as Hard Skills e as Soft Skills, vamos destacar as suas diferenças. É importantíssimo que você compreenda as competências de cada um dos termos. Seguem as principais diferenças.
Avaliação
As Soft Skills são voltadas às habilidades e características subjetivas e ligadas à personalidade da pessoa avaliada. As Hard Skills, por outro lado, estão ligadas às habilidades técnicas de um profissional.
Aprendizado
Para trabalhar com estas competências, existem processos distintos de assimilação, treinamentos e desenvolvimento de pessoas.
Nas Hard Skills, é preciso abordar os conhecimentos práticos do profissional. Já as Soft Skills exigem experiências psicossociais, necessitando tempo, disciplina e esforço dos indivíduos que analisam e dos que são analisados.
Importância
Podemos afirmar que as organizações estão percebendo a importância de avaliar os seus candidatos e colaboradores através das Hard Skills e das Soft Skills, pois através delas entende-se onde cada indivíduo pode chegar e até onde ele está disposto a chegar. Tornando, desta forma, mais justas e sinceras as formas de contratações e delegações de funções.