Propósito individual: um fator importante na diminuição do turnover das empresas

13 jul 2022

Postado por PAES Digital

 

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Esta taxa é medida a partir do número de colaboradores que saem de uma organização durante um determinado período de tempo. Normalmente consideramos um ano.

Como sabemos, a grande rotatividade de pessoas dentro de uma organização pode ser muito ruim, pois é mais custoso para a produtividade e crescimento do negócio. 

Para diminuir o turnover, podemos pensar em algumas soluções. Uma delas é prestar atenção ao propósito individual dos profissionais e fazer com que eles sintam que estão crescendo e atingindo suas metas junto à organização. 

É sobre isto que iremos falar neste artigo. Por isso, continue conosco.

O que quer dizer “propósito individual”?

Quando nos referimos a propósito individual, estamos falando sobre o significado que uma pessoa emprega à própria vida. É a criação de um propósito para as coisas que faz e os objetivos que cria.

Uma pessoa que encontra propósito em sua vida tende a ser mais motivada e engajada naquilo em que participa. Isso tudo acontece porque ela está focada em uma missão, e consegue permanecer atenta e resignada.

No final, esse propósito serve como uma régua para as tomadas de decisões em sua vida ou em sua carreira. Um profissional com propósito individual tende a escolher a carreira que realmente está em seus planos e procura estar em lugares em que consegue visualizar seu propósito sendo alcançado.

Como o propósito individual pode diminuir o turnover?

Como já falamos, altas taxas de rotatividade de funcionários podem ser um indicativo ruim para a empresa. Por isso, algo que precisa ser observado é qual é o papel que a empresa está assumindo no desenvolvimento do propósito individual dos colaboradores.

O trabalho em si tende a ser um dos propósitos de vida de uma pessoa, o seu desenvolvimento e crescimento na carreira pode ser algo que ela almeja para sentir-se realizada. E é aí que as empresas entram.

Qual é o propósito daquela pessoa ali dentro? O que ela almeja? O que ela espera, estando naquele lugar?

A função da empresa é auxiliar de alguma forma seus profissionais a elevarem seus propósitos ao máximo, seja criando treinamentos ou até mesmo dando a oportunidade de uma nova função dentro da empresa.

Como isso está relacionado à diminuição do turnover? Normalmente, as demissões estão relacionadas a frustrações dos colaboradores com o trabalho que desempenham.

De acordo com um estudo da Page Personnel, um dos fatores que leva as pessoas a pedirem demissão é o sentimento de estarem estagnadas com a função atual, ou seja, sem perspectivas de crescimento.

Dar atenção aos propósitos individuais dos colaboradores e buscar desenvolvê-los dentro da empresa em que eles estão, fará com que estes consigam alinhar o que almejam com o trabalho dentro da organização. Isso tudo trará um sentimento maior de satisfação e pertencimento.

Este resultado é positivo tanto para o colaborador quanto para a empresa, pois alguém que trabalha onde vê sentido e com propósito, acaba permanecendo nos lugares e gerando melhores resultados.

 

Gostou deste conteúdo? Então confira outros artigos do nosso blog, clicando no link abaixo.

 

| ACESSAR BLOG SQED |

Conheça a Sqed e o que ela pode fazer por sua empresa

Preencha seus dados e clique em ENVIAR para solicitar uma apresentação