Como proporcionar flexibilidade de trabalho para sua equipe?

24 jun 2022

Postado por PAES Digital

A flexibilidade de trabalho traz mais autonomia e, até mesmo, mais rendimento para os colaboradores de uma equipe. Neste artigo, nós explicamos para você o que é essa flexibilidade e como colocá-la em prática.

Você já ouviu falar de pessoas que são mais produtivas em certos momentos ou circunstâncias do que em outros? No modelo tradicional de trabalho, os colaboradores da empresa seguem um modelo rígido, sem mudanças de horário ou do espaço de trabalho. 

Porém, isso vem mudando.

Algumas empresas começaram a optar por modelos de trabalho que dão valor para a entrega final, e deixam um pouco de lado as “regras” tradicionais.

Um exemplo deste formato foi adotado pela Unilever, que conta com flexibilidade total de horários de trabalho. Os sistemas são adaptados para cada setor, a partir de um acordo do time com a gerência.

Mas, afinal, quais são as vantagens dessa flexibilidade e como você pode colocá-la em prática na sua empresa? 

Neste artigo você confere:

  • O que é flexibilidade de trabalho
  • Vantagens do trabalho flexível
  • Exemplos de empresas com horários flexíveis
  • Como essa flexibilidade pode ser adotada na rotina da sua empresa

 

O que é flexibilidade de trabalho?

Antes de mais nada, é importante definir o que é flexibilidade de trabalho. Ela é, na verdade, uma alternativa ao modelo rígido e tradicional da empresa, onde não há negociação da rotina, do formato de trabalho ou das responsabilidades. 

No formato flexível, o profissional ganha liberdade para fazer seus horários e controlar sua rotina produtiva. Além disso, o colaborador também pode conciliar suas necessidades individuais com o trabalho a ser entregue. 

Tudo isso deve ser acordado previamente, de maneira que as soluções sejam boas para ambas as partes, tanto para a empresa quanto para quem trabalha nela.

 

Vantagens do trabalho flexível

De acordo com a Pesquisa Global de Espaços de Trabalho, de 2019, feita pela IWG, no mundo todo cerca de 85% dos profissionais priorizaram cargos que ofereçam opções de trabalho flexíveis. Ou seja, em contratações, sua empresa pode estar perdendo grandes profissionais por não oferecer uma rotina de trabalho flexível. 

O modelo de trabalho flexível também pode ser vantajoso para a empresa, já que, com as adequações, os profissionais tendem a ficarem mais satisfeitos com o seu trabalho, o que pode impactar significativamente na sua produtividade. Com colaboradores motivados, entregando maior qualidade, a tendência é o crescimento.

 

Exemplos de empresas com sistemas de trabalho flexíveis

O surgimento de novas tecnologias também impactou na forma tradicional de trabalho. A partir disso, um grande número de empresas resolveu testar e aderir ao modelo flexível.

A Avon, por exemplo, optou pela chamada “short friday”. Ou seja, de segunda a quinta os profissionais da empresa trabalham um pouco mais e na sexta-feira saem mais cedo. No inverno, a Avon antecipa o fim do expediente em uma hora e no verão, em duas.

Outra empresa que aderiu à flexibilização do trabalho foi a Avaya. A regra é cumprir oito horas de trabalho diárias. Não importa a hora de entrada ou de saída do colaborador, desde que ele cumpra seu tempo diário.

Algumas empresas também optam pela flexibilização dos espaços de trabalho. É comum ver empresas no formato híbrido, em que os colaboradores vão para o escritório apenas em situações pontuais.

Também é comum encontrar empresas no formato totalmente remoto, em que a empresa não tem escritório e trabalha totalmente online, com colaboradores operando de suas casas.

 

Como essa flexibilidade pode ser adotada na rotina da sua empresa?

O primeiro passo para criar uma rotina de trabalho flexível é o diálogo. Os gestores e colaboradores precisam alinhar as necessidades e prioridades da empresa, para que assim possam definir o que pode ser flexibilizado ou não.

Existem várias formas de flexibilizar a rotina da sua empresa, mas as mais adotadas são formato home office, carga horária flexível, delegação de tarefas de acordo com o perfil do colaborador.

Home office

No formato home office, os colaboradores trabalham de casa, sem necessidade de deslocamento até o escritório. O formato é indicado para empresas que conseguem operacionalizar de forma remota, com tarefas que podem ser executadas a distância.

Ele traz vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa, já que o colaborador se sente mais livre no conforto de casa, e a empresa reduz alguns custos de manutenção do espaço físico. Pode ser um ótimo tipo de flexibilização, desde que não comprometa a produtividade.

Carga horária flexível

Neste formato o importante é a entrega, e não o horário em que a atividade será executada. Isto quer dizer que, se o profissional cumprir seus afazeres com qualidade e der conta de cumprir metas, os horários em que ele trabalha não é o mais importante.

Trabalhar nos momentos em que está mais produtivo pode ajudar a reduzir o estresse do colaborador, o que acaba impactando diretamente na qualidade da sua entrega.

Delegação de tarefas

Neste formato, as tarefas são distribuídas de acordo com o perfil de cada colaborador. O profissional não realiza apenas uma única função, ele pode experimentar executar outras tarefas e acaba descobrindo no que é melhor.

Um profissional que faz aquilo que mais se adequa ao seu perfil também acaba se tornando mais produtivo e entrega melhores resultados.

 

Atualmente, flexibilizar o trabalho é uma grande oportunidade que a sua empresa tem para abraçar o futuro e gerar melhores resultados. É importante ter muita perspicácia para entender aquilo que pode ser útil ou não para a organização.

Se este artigo foi útil para você, não esqueça de compartilhá-lo. Aproveite e conheça a Sqed, uma plataforma que conecta pessoas a conteúdos, objetivando aumento de produtividade e engajamento de empresas. Saiba mais navegando pelo nosso site.

 

| QUERO SABER MAIS SOBRE A SQED |

Conheça a Sqed e o que ela pode fazer por sua empresa

Preencha seus dados e clique em ENVIAR para solicitar uma apresentação