Onboarding para a retenção de talentos: saiba mais sobre esta estratégia

1 jul 2022

Postado por PAES Digital

Uma estratégia em onboarding bem feita e bem executada pode ser peça-chave para manter os profissionais valiosos para sua empresa.

Você pode estar se perguntando: mas afinal, o que é exatamente onboarding? Para que ele serve? Ou ainda: como ele pode me ajudar? É aí que começamos nossa conversa.

Neste artigo, nós explicamos para você o que é e o que configura um bom onboarding e qual é a importância que ele pode ter para a sua empresa reter os talentos e diminuir a evasão.

Afinal, este é um ponto muito importante. É necessário manter a constância na equipe, para desenvolver profissionais com potencialidades para se tornarem líderes e que já estão inseridos na cultura organizacional.

Se você está cansado de perder excelentes colaboradores e quer saber como mudar essa realidade, continue conosco neste artigo. Vamos lá?

Aqui você descobre:

  • O que é exatamente o onboarding.
  • Como esta estratégia pode ajudar na retenção de talentos.
  • Como aplicar tudo isso à sua empresa.

 

O que é exatamente o onboarding?

O processo de onboarding de funcionários significa a integração e adaptação de novos colaboradores ao ambiente da empresa. O objetivo central deste processo é realmente apresentar os valores, o funcionamento, a cultura organizacional e as dinâmicas da empresa para quem acaba de chegar ao time.

Estas atividades normalmente são direcionadas pelo profissional de RH e são de extrema importância para a organização, principalmente se pensarmos que a adaptação dos colaboradores é essencial para a sua produtividade e sentimento de pertencimento.

O onboarding conta com algumas etapas importantes, como a orientação do novo componente da equipe, sua supervisão, acompanhamento e treinamento.

Atualmente, parte das empresas não dá a devida atenção ao onboarding, o que é um grande erro. Principalmente se pensarmos nos números de demissões de bons funcionários, sendo que aqui pode estar uma das raízes do problema.

Por isso, precisamos falar sobre o onboarding e a sua relação com a retenção de talentos.

O motivo? Pesquisas mostram que os primeiros meses de trabalho são cruciais para que o colaborador defina se quer ou não permanecer no emprego.

 

Como esta estratégia pode ajudar na retenção de talentos?

Como vimos no último tópico, o onboarding é essencial para que os novos colaboradores se integrem ao time e sintam-se pertencentes à organização. Este processo inicial é um dos mais importantes para a retenção de talentos.

Quer observar tudo isso na prática? Imagine que você começou esta semana em uma nova empresa. No seu primeiro dia de trabalho, você recebe pilhas e pilhas de documentos e papeladas. O seu chefe-imediato, antes de mais nada, começa a passar para você inúmeras tarefas, sem explicar muito bem como tudo funciona.

Neste cenário hipotético, a única orientação que você tem é de um profissional mais velho, que explica para você algumas coisas superficialmente sobre o trabalho. Você inicia um treinamento mal-planejado e que deixa muito a desejar.

Qual é a imagem com que você fica da empresa? No chute, seria uma bem negativa, não é mesmo? Isso tudo desmotiva o trabalhador, o que refletirá diretamente em sua produtividade e desenvolvimento.

Já com um onboarding bem aplicado, que consiga entender o estado emocional do colaborador, que o integre, faça-o sentir-se pertencente, garantindo a adaptação ideal e respeitando processos, as chances são maiores de que haja interesse por parte do colaborador em querer crescer junto com a empresa.

 

Como aplicar tudo isso à sua empresa?

Mas, afinal de contas, como isso pode ser aplicado na realidade da sua empresa? A resposta você já deve imaginar: é assumindo um bom processo de onboarding e entendendo cada novo colaborador que chega à empresa.

Torne o novo colaborador parte importante do seu negócio, faça-o sentir que está no lugar certo logo nos seus primeiros passos dentro da empresa.

Defina previamente a área de atuação

Um bom primeiro passo na hora de trazer alguém novo para a empresa é deixar muito bem definido qual será o papel dessa pessoa dentro da empresa. Por isso, o profissional de RH deve, juntamente com a gestão, alinhar e repassar as funções do colaborador diretamente.

Receba o novo colaborador com algo positivo

Outra dica interessante é receber o novo colaborador com algo diferente. Por exemplo, presenteie-o com algum kit da empresa e faça um momento de boas-vindas. Também é interessante ter alguma atividade de integração com a equipe.

Apresente quem faz parte da empresa

Para que o novo colaborador não se sinta um verdadeiro peixe fora d’água, é interessante apresentar a equipe formalmente para ele. Diga os nomes e os cargos/funções de cada um.

Fale sobre os valores da organização

É importante apresentar a cultura organizacional da empresa para esse novo colaborador. Explique quais são os valores e as regras que a organização mantém.

Faça treinamentos consistentes

Outro ponto importante é separar os primeiros dias de trabalho do novo colaborador para treiná-lo, entender no que ele é bom e o que ainda precisa aprender.

Ou seja, antes de sair colocando a mão na massa, é importante que ele veja como tudo funciona. Lembre-se que é importante dar autonomia para o profissional, com monitoramento de um supervisor.

Crie o hábito de dar feedbacks

É interessante manter feedbacks constantes sobre o trabalho e o desempenho do profissional. Marque reuniões periódicas conversando com o colaborador, pergunte como ele está se sentindo dentro da empresa e ofereça ajuda para o que ele precisar.

 

 

Com este artigo vimos que uma boa prática de onboarding mostra-se extremamente importante para gerar a satisfação do colaborador e, assim, garantir o seu interesse em permanecer e crescer junto com a empresa.

Motive seu time e procure estar em constante desenvolvimento juntamente com os colaboradores. Afinal, uma empresa é feita de pessoas, e por isso devemos prestar muita atenção às necessidades da equipe.

Tem interesse por este tipo de conteúdo? Então confira os conteúdos que compartilhamos por aqui, navegando pelo nosso blog. Clique no botão abaixo.

 

| CONFERIR OUTROS ARTIGOS DA SQED |

Conheça a Sqed e o que ela pode fazer por sua empresa

Preencha seus dados e clique em ENVIAR para solicitar uma apresentação